- Inicio »
- Resumo: O que sabemos sobre Pokémon X & Y ( Primeira parte)
// Postado Por: Marina
//: sexta-feira, 5 de julho de 2013
>>Resumo: O que sabemos sobre Pokémon X & Y
( Primeira parte)<<
Outubro está se aproximando e com ele o lançamento dos tão esperados Jogos Pokémon X e Pokémon Y. Sem duvida, todos os Pokémaniacos espalhados pelo mundo, devem estar ansiosos, contando os dias para poderem passar horas e horas jogando-o em seu Nintendo 3DS... Sendo que aqueles que não têm, como é meu caso, vão ficar chupando dedo pelo visto. Porém enquanto não chega o grande dia, a única solução é aproveitar as noticias fresquinhas que vão sendo reveladas a passos lentos, mas que a cada dia nos deixam ainda mais curiosos sobre o que futuramente "O novo mundo 3D" nos aguarda.
Quando começaram a surgir os boatos de uma possível 6ª geração, muitos consideravam como pouco provável num tão curto período lançarem uma nova geração. Porém para nossa surpresa e alegria esta foi confirmada em 08 de janeiro de 2013, pela Nintendo Direct, com uma grande inovação, agora os jogos seriam no novíssimo Nintendo 3DS.
Com um sistema inovador, Pokémon X e Y sem duvida, trará um novo cenário para os Jogos de Pokémon, levando as habilidades do 3DS ao máximo. Uma dessas habilidades será um jogo mais real através de gráficos super bem feitos em 3D e detalhes que nos levarão à um ambiente de batalhas muito mais emocionante e dinâmico.
Alem de que agora teremos uma nova visão do personagem no jogo, em que ele será visto de frente e ainda a possibilidade de termos 700 pokémos para serem capturados.
Sem duvida este jogo terá tudo para fazer um grande sucesso!!!
Fan Art dos protagonistas de Pokémon X & Y
>>Os Novos Pokémons
Quando eles foram anunciados, há algum tempo, tivemos 5 novas criaturinhas mostradas exclusivamente. Os três iniciais, Chespin, Fennekin e Froakie e os lendários que darão nome aos jogos: Yveltal e Xerneas.
*O que falar sobre o trio inicial?
Basicamente, eles respeitam o padrão dos jogos anteriores, começando fofinhos e provavelmente irão virar feras poderosas que os treinadores vão adorar ter em seus times.
Chespin |
Chespin é o tipo Grass dessa geração, ele se assemelha a um mamífero roedor e possui uma espécie de chapéu verde de folhas/espinhos na cabeça e que recobre suas costas. D certa forma ele é um Pokémon que quebrou padrões, afinal é o primeiro inicial que não é um réptil, como tivemos com Bulbasaur, Chikorita, Treecko, Turtwig e por ultimo na 5ª geração Snivy.
Seu nome em japonês é ハリマロン (Harimaron) que é uma combinação de 蝟 "harinezumi" (ouriço), 針 "hari" (espinho), e "marron" (castanha), em francês. Logo, temos algo como "Ouriço castanha". Em inglês, é Chespin, como o conhecemos. O nome pode ser uma mistura de "chestnut" (castanha) e "pin" (espinho). Há também a probabilidade do nome ser relacionado à um termo antigo em inglês, "urchin" (ouriço). Logo, a tradução fica idêntica ao japonês "Ouriço castanha".
Fennekin |
Fennekin é o inicial tipo Fire da 6ª geração. Ela possui a aparência de uma pequena raposa ou Feneco.
Seu nome em japonês é フォッコ (Fokko), que é uma combinação de 狐 "ko" (raposa) e 子 "ko" (criança). O nome pode ainda ser a combinação "fox"(raposa) e "fuoco"(fogo), em italiano. Assim, podemos ter algo como "Raposa criança" ou "Raposa de fogo".
Em inglês, é Fennekin, como o conhecemos. O nome pode ser uma mistura de "fennec" (feneco) e "kindle" (acender, incendiar). Por último, o nome também pode ser uma cobinação de "fennec" (feneco) e "kinder" (criança) em alemão. Logo, a tradução que temos é algo como "Feneco que Incendeia" ou "Feneco criança".
A ressalva fica com a esperança de Fennekin não ser mais um Pokémon inicial do tipo Fire/Fighting quando evoluir, pois sinceramente isso já virou um clichê, sendo que ninguém aguenta mais.
Froakie |
E finalizando temos Froakie, que é o inicial tipo Water da nova geração. Ele tem a aparência de um sapo, sendo que possui uma espécie de "espuma" que recobre as suas costas, pescoço e narinas.
Seu nome em japonês é ケロマツ (Keromatsu), que é uma combinação de ケロケロ (kerokero) que é uma onomatopéia para o coaxar dos sapos e 沫 "matsu" (bolha ou espuma) ou 飛沫 "himatsu" (borrifo ou pancada d'água). Logo, podemos ter a seguinte tradução: "Coaxar do sapo com espuma". Em inglês, é Froakie, como o conhecemos. O nome pode ser uma mistura de "frog" (sapo), "froth" (espuma) e "croak" (coxar). Logo, a tradução fica quase igual ao japonês, "Sapo com espuma que coaxa".
>>As Lendas Mitológicas
Os lendários ainda não têm muito que se falar… Porém ha grandes indícios de Xerneas e Yveltal terem relação com a Yggdrasil, sendo assim, serem baseados na Mitologia Nórdica. Além disso, tivemos uma cena no trailer do jogo mostrando o protagonista subindo numa árvore gigantesca, possivelmente a Yggdrasil, o que reforça mais essa idéia.
*Mas o que de fato é a Yggdasil?
Também conhecida como "Árvore da Vida", Yggdrasil faz parte da Mitologia Nórdica e de alguns mitos de origem Escandinava. É uma árvore imensa que segundo histórias, suas folhas podiam trazer os mortos de volta à vida e seus frutos possuíam o poder de curar toda e qualquer doença; podendo até salvar uma pessoa à beira da morte.
*Mas que indícios nos levam a essa relação?
Podemos perceber uma relação que Yveltal e Xerneas possuem sobre a Mitologia Nórdica, pelo fato da Yggdrasil ser habitada por algumas criaturas extremamente semelhantes a eles e que merecem destaque nessa matéria, observem:
- Hræsvelgr (Águia): Descrito como um enorme gigante que pode transformar-se em águia e que habita a copa da Yggdrasil. Essa águia seria Yveltal.
- Dáinn, Dvalinn, Duneyrr e Duraþrór (Cervos): Eles comem as folhas da Yggdrasil e representam as 4 estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno ou as 4 fases da Lua: Cheia, Crescente, Minguante e Nova. Esse seria Xerneas, por isso seus chifres tem 4 cores diferentes.
Os 4 cervos seriam divididos assim:
Dáinn: seria o verão ou a lua cheia.
Dvalinn: seria o outono ou a lua crescente.
Duneyrr: seria o inverno e da lua minguante.
Duraþrór: seria a primavera e a lua nova.
"Há quatro veados que mordem os ramos
com os pescoços dobrados para trás.
Eles são Dáinn e Dvalinn,
Duneyrr e Duraþrór."
- Verso Nórdico.
Houve ainda especulações à respeito de um eixo 3D que é formado pelas coordenadas X, Y e Z. Isso foi bem curioso e interessante, afinal, Pokémon X & Y serão os primeiros jogos principais para o Nintendo 3DS. Com certeza, isso fortalece a probabilidade de termos um suposto lendário Z, o terrível Níðhöggr, um tipo de Serpente/ Dragão, que na Mitologia Nórdica é responsável por roer as raízes da Yggdrasil. Dizem que quando ele roer todas as raízes, o Ragnarök (Batalha final entre o bem e o mal) terá início. Esse seria o suposto Pokémon Z pelo formato de uma serpente?
Assim, podemos perceber a forte influência da Mitologia Nórdica sobre a nova geração, principalmente sobre Xerneas e Yveltal.
>>1,2,3,[...], 8 Eeveelutions
Ah e não podemos esquecer de Sylveon, a nova evolução de Eevee, que completa o sexteto de criaturinhas que foram anunciados.
Ele só veio depois, é verdade, mas trouxe uma intensa discussão na Internet sobre qual seria o seu tipo, afinal como toda evolução do Eevee, as pessoas ficam entusiasmadas para descobrir. Os nomes mais disputados seriam Flying, Normal… e… Um novo tipo o chamado Fairy...
Pra quem não sabe, Fairy em inglês é Fada,por isso Sylveon teria esse ar "místico" e seria relacionado às Ninfas e Silfos, que são semelhantes às fadas.
>>Mewtwo New Form
E a outra grande novidade anunciada, que também deu muito que falar, foi sobre a forma nova de Mewtwo, que muita gente já estava até chamando de Mewthree e rasgando críticas dizendo que haviam estragado o Mewtwo...sem nem mesmo conhece-lo. Realmente não se sabe muito sobre essa forma, porém ela estará presente no 16° Filme, onde poderemos conhece-la melhor.