Água: A maioria dos pokémons são deste tipo, cerca de 20% dentre todos os pokémons são aquáticos. Eles sabem nadar, tendo assim sempre alguma vantagem ou desvatagem, já que uns só podem lutar na água (como Goldeen, Magikarp e Feebas). Alguns deles são mistos com o tipo terra ou gelo, cobrindo a desvantagem de elétricos e de planta.
Fogo: Este é um dos tipos mais queridos entre todos, têm grandes ataques, podendo deixar queimaduras em diversos pokémons. Eles atacam com chamas, têm um bom poder ofensivo, mas fracos na defesa, golpes de água, terra e pedra são comuns e podem fazer um tipo fogo não durar muito na batalha. Com o passar das gerações, cada vez menos pokémons de fogo aparecem.
Planta: Usam golpes ligados a planta, costumam viver em campos e gramados. Os típicos ataques que este tipo possui, são ataques que paralisam, envenenam e adormecem. A maioria dos golpes não são ofensivos, são mais de atordoar o adversário. É o tipo que mais tem fraqueza a outros, mas são difíceis de serem derrotados por elétricos.
Gelo: Esses pokémons são conhecidos por serem fortes contra dragões, eles podem conseguir congelar o adversários com seus golpes. É preciso saber a hora certa de se usar um pokémon ou um golpe de gelo, pois, quando não estão muito fortes, provavelmene vão estar muito fracos contra o adversário.
Voador: Este tipo não é de todo o forte, pokémons deste tipo são muito rápidos e podem ser destrutivos com as combinações corretas. Não existem pokémons voadores puros, costumam ser mistos com outros tipos, os mais comuns mistos com o tipo normal. Só não existe voador misto com o tipo lutador, todas as outras combinações de voador com outro tipo já existem. Golpes de terra não atingem os voadores.
Inseto: São formados por insetos, muitos são perigosos e nocivos, outros, mesmo parecendo ser frágeis, podem ajudar muito em várias coisas. Os golpes insetos são muito eficientes em determinadas ocasiões, principalmente para enfrentar pokémons noturnos e psíquicos, que são difíceis de se achar uma fraqueza.
Lutador: São pokémons que lutam, como humanos, muitos de seus golpes são fortes. A maioria tem aparência dos humanos (pernas e braços), todos costumam usar golpes de chute, de soco, ou golpes corpo a corpo. É importante ter um desses por serem bons contra normais e noturnos. São melhores atacando, não têm uma boa defesa.
Terra: Este tipo é bastante necessário em batalhas. O único que tem vantagem a elétrico, seus principais golpes são muito úteis. Eles podem cavar e entrar debaixo da terra, o que lhes dão alguma vantagem, já que o adversário não pode vê-lo debaixo da terra. Poucos sabem, mas é importante saber que terra é fraco contra gelo e forte contra veneno.
Pedra: Caracterizam-se por terem um corpo físico forte, tem uma defesa interessaste, conseguem ser resistentes ao tipo normal. Assim como o tipo planta, pedra é o que mais tem desvantagens (ambos com desvantagens a 5 tipos). Em compensação, eles têm vantagem a 4 tipos. Não vou dizer que eles são bons, mas também não vou dizer que eles não são.
Veneno: Caracterizam-se por terem uma cor escura, indicando a presença de veneno, é um dos piores tipos comparado aos outros. Se demorarem de serem derrotados, poderão ser um problema, seus maiores ataques são os que envenenam o inimigo. Só são bons contra o tipo planta, o melhor é ensinar outros golpes a eles. Seus golpes são inofesivos contra metálicos.
Metálico: Têm um corpo blindado, ou seja, metalizado, são poucos os que existem, já que é um dos mais novos tipos de pokémon. Com o passar das gerações, surgiram mais pokémons desse tipo. São conhecidos como tanques de guerra, pois são resistentes a 11 tipos diferentes, e são inafetados por veneno. São bons apenas contra gelo e pedra. Ficam logo "enferrujados" com golpes de fogo. Também têm fraqueza a lutador e terra. Se não usados esses tipos, o melhor para atacar é água e elétrico, qualquer outro tipo trara dificuldades na batalha.
Noturno: Outro dos tipos mais novos, tem costume de aparecerem à noite, seus olhos são ótimos para ver, assim, consegue ser melhor contra os tipos fantasmas e psíquicos, já que eles conseguem enxergar através dos golpes psíquicos e detectar fantasmas invisíveis. Um pokémon Fantasma/Noturno não tem verdadeiras fraquezas, as resistências de um tipo cobrem as desvantagens do outro. Não tem um golpe noturno que cause um grande estrago, mas cada um tem seu efeito especial.
Psíquico: Pokémons deste tipo são extremamente fortes, com habilidades fora do comum, paranormais, mesmo com pouca defesa este tipo segue sendo um dos melhores. Podem fazer coisas tanto incríveis como absurdas, usando seu poder psíquico. Como é um tipo meio afastado, não tem vantagens e desvantagens contra aqueles tipos mais comuns.
Fantasma: É um dos melhores tipos e um dos mais difíceis de serem derrotados. Eles podem desaparecer no meio do nada e tem golpes fantasmagólicos, como a sombra da noite, o pesadelo, entre outros. Seus golpes costumam ter seus efeitos que podem complicar numa batalha. Não existem muitos fantasmas, no momento só existem 18 pokémons do tipo fantasma.
Dragão: Pokémons do tipo dragão são muito fortes e adoram uma batalha. São muito raros de se achar, mas contam com um grande ataque e uma ótima defesa. Seus golpes podem ser aquáticos, de fogo, de gelo, elétrico, normais, voadores e outros específicos de dragões, tornado eles um oponente difícil de ser derrotado. São difíceis de serem treinados, resistem aos tipos básicos (água, fogo, elétrico e planta). Os dragões totalmente evoluídos e os dragões lendários todos têm 2 tipos. A maioria deles (menos Kingdra e lendários) acabam ficando ou dragão/voador, ou dragão/terra, o que causa dupla desvantagem ao tipo gelo.